Polícia de Durban é flagrada fazendo “varrição” das crianças de rua por membros da Copa do Mundo de Criança de Rua

Durban, 22 de março de 2010_A menos de três meses da Copa do Mundo da FIFA na África do Sul, a polícia metropolitana de Durban, uma das cidades sede do evento, foi filmada em ações de varrição de crianças de rua, para retirá-las do centro da cidade.  O flagra aconteceu durante o período da Copa do Mundo de Criança de Rua, que teve início em 14 de março e acabou hoje. As imagens foram feitas por membros da Umthombo, organização que trabalha diretamente com crianças em situação de rua e que representou a África do Sul neste projeto.  Elas estão disponíveis no site www.wateringcanmedia.com/clients/umthombo.

“As crianças de rua alegam que essas operações de varrição têm ocorrido com freqüência por causa da Copa do Mundo da FIFA. A prefeitura de Durban disse que investigaria essas alegações, mas diz que a polícia não está tirando as crianças das ruas à força para a Copa de 2010”, afirma Tom Hewitt, CEO da Umthombo .

A polícia liberou a garota depois de ser abordada por integrantes da Umthombo, por ONGs internacionais e pela mídia, e ela foi reintegrada à família com o auxílio da organização.

 “As crianças que são forçadas a sobreviver nas ruas merecem algo muito melhor. Eles não são criminosos – e, em vez de serem tratadas com cuidado e compreensão, recebem tratamento duro da polícia. Todas as crianças têm direito a um lar seguro, proteção contra a violência, o acesso aos cuidados de saúde e educação. Ainda mais importante, suas vozes devem ser ouvidas e suas esperanças e sonhos levadas a sério. A ABC Trust vai trabalhar com os organizadores da Copa do Mundo de Criança de Rua para trazer o evento para o Brasil em 2014 e dará especial atenção à forma como as crianças que vivem nas ruas são tratadas durante os preparativos para a Copa do Mundo da FIFA. Esta é uma ótima oportunidade para o Brasil liderar nos próximos quatro anos para o Brasil, não apenas no campo de futebol, mas também em tomar medidas concretas para defender e proteger os direitos das crianças mais vulneráveis do país”, afirma Webb.

Acaba hoje a Copa do Mundo de Criança de Rua

 O evento que reuniu cerca de 80 crianças que já tiveram experiência de rua de oito nações num torneio de futebol e em uma Conferência sobre os Direitos das Crianças de Rua, em Durban, na África do Sul, teve início em 14 de março e encerrou suas atividades hoje, tendo a Índia como grande vencedora do campeonato. O time conquistou o caneco depois de vencer a segunda colocada Tanzania, por 1×0 na final.

Apesar de não ter se classificado para as semifinais, a participação do Brasil no evento foi marcante em diferentes aspectos. Na Conferência, as crianças discutiram temas como casa, proteção contra violência e acesso à educação e saúde.  Assim como as discussões, o Manifesto também foi redigido por eles, e as conclusões foram:

Queremos mudar a mente e a atitude das pessoas em relação ao tratamento dado às crianças de rua;

O governo precisa incluir crianças de rua na plataforma de governo;

Nós vamos pressionar o governo para mudar sua atitude em relação às crianças de rua entregando aos candidatos das próximas eleições uma lista de perguntas relacionadas às crianças em situação de rua, um resumo do trabalho feito na Conferência da Copa do Mundo de Criança de Rua e articular com a mídia para assegurar que as respostas serão respondidas. 

O evento contou ainda com uma exibição de artes produzidas pelas crianças na Galeria de Artes de Durban, além de participarem de um safári em uma reserva natural, a um parque aquático, à praia e à sede da Umthombo.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Uncategorized

2 Respostas para “Polícia de Durban é flagrada fazendo “varrição” das crianças de rua por membros da Copa do Mundo de Criança de Rua

  1. Andréa - PSR

    Bem, lamentável a notícia de que em Durbain a polícia age com truculência e “limpa”as ruas, tirando os meninos.
    É, parece bem aqui com Sào Paulo…..qualquer semelhança não é rara coincidência !

    Andréa

  2. Andréa - PSR

    Vi o vídeo….com os adolescentes presos em uma “gaiola”….como se fossem bichos !!! Muito triste !!!! É de chorar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s